Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Trombose Venosa Profunda causada por Fruta

Mais um caso clínico digno de [H]ouse

Em Novembro passado uma mulher americana de 42 anos quase teve a perna amputada pelo consumo excessivo de toranja(grapefruit),um parente próximo da laranja.
Isto ocorreu em Olympia,estado de Washington,onde a mulher não identificada,deu entrada no pronto-socorro do Providence St. Peter Hospital com queixa de dispnéia,dor ao deambular e dores lombares.
Ela tinha acabado de viajar de carro por uma hora e meia e segundo os médicos que a examinaram era obesa (imobilização prolongada e obesidade - 2 fatores de risco para TVP).Relatava uma dor que iniciava na raiz da coxa esquerda e irradiava para a perna e que posteriormente evoluiu com cianose da região.
Após exames complementares específicos foi constatado um quadro de trombose venosa na perna esquerda.O problema corria o sério risco de levar a uma gangrena venosa, o que fatalmente teria obrigado os cirurgiões a fazer a amputação do membro.
Um teste genético mostrou que ela tinha uma mutação que também aumentava o risco de trombos. Mas a descoberta mais surpreendente veio do histórico da paciente. Ela havia iniciado, três dias atrás, uma dieta agressiva, que previa o consumo de 225 gramas diárias de toranja no café-da-manhã.
A toranja possui uma substância que encoraja a produção, no organismo, de etinil-estradiol, que por sua vez também propicia a formação de trombos.
Para Lucinda Grande e Raul Mendez, os médicos que acompanhavam a paciente,essa pode ter sido a gota d'água.
"Nossa paciente tinha uma constelação de potenciais fatores de risco para trombose venosa", afirmam os médicos, em seu relatório de caso, publicado na prestigiosa revista médica "The Lancet". "O estado hipercoagulador ampliado, por conta do aumento da concentração de etinil-estradiol por conta de seus três dias de toranjas para café-da-manhã pode muito bem ter perturbado o equilíbrio."

Será que depois disso tudo a mulher ainda fará a dieta das toranjas?!


Share/Save/Bookmark

2 Pareceres:

UD disse...

passado!

http://drehosbourne.blogspot.com

Anunciação disse...

Meu Deus,que conjunção de fatores!

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO