Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 27 de setembro de 2009

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

selo_horizontal A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação pode ser de órgãos ( rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos, (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue do cordão umbilical).

É possível também a doação entre vivos no caso de órgãos duplos e a doação entre parentes de órgãos como o rim, por exemplo. No caso do fígado, também é possível o transplante intervivos. Neste caso apenas uma parte do Fígado do doador é transplantado para o receptor. Este tipo de transplante ocorre por causa da particular qualidade do fígado de se regenerar, voltando ao tamanho normal em dois ou três meses. No caso da doação inter-vivos, é necessária uma autorização especial e diferente do caso de doador cadáver.
Não existe limite de idade para a doação de córneas. Para os demais órgãos, a idade e história médica são consideradas.
transplantes
O Sistema Nacional de Transplantes desde sua criação (1997) tem como
prioridade, evidenciar com transparência todas as suas ações no campo
da política de doação-transplante, visando primordialmente a confiabilidade
do Sistema e a assistência de qualidade ao cidadão brasileiro.
O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.


Share/Save/Bookmark

5 Pareceres:

Wander Veroni disse...

Doação de órgão deveria ser uma obrigação moral para todos. Só de saber que vc pode dar a vida a alguém por meio dessa ação, já é algo engrandecedor. Parabéns pelo post.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

SERJAO_O_MARMANJJUS disse...

eu acredito que a doação de orgãos é a melhor forma de salvar vidas.
mas o brasil é um país com muita maracutaia, eu não sinto confiança de doar meus orgãos, pois eu não tenho certeza que depois de tirar meu orgão os médicos não vão vender ele para o receptor.
existe muito pouco esclarecimento sobre o assunto,
talvez se tivesse mais notícias a respeito nas mídias diárias, seria mais fácil a gente decidir, doar ou não.

João Paulo disse...

Eu apoio essa camapanha e acredito que Um único doador tem a possibilidade de salvar ou melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Quantas e quantas pessoas estão na fila esperando anciosamente por um orgão, esperando voltar a viver como uma pessoa que tem saúde,
isso também se torna um sonho! Eu gostei muito dessa nova campanha, vale a pena acessar o site http://www.doevida.com.br/ ele é bem interativo,
se possivél deixem um comentário para ajudar!

Boa semana para todos!

TiO - ZéH disse...

Seu blog ta "dez"!!
Já to seguindo também, tá?
Vlw.

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO