Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 27 de setembro de 2009

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

selo_horizontal A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação pode ser de órgãos ( rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos, (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue do cordão umbilical).

É possível também a doação entre vivos no caso de órgãos duplos e a doação entre parentes de órgãos como o rim, por exemplo. No caso do fígado, também é possível o transplante intervivos. Neste caso apenas uma parte do Fígado do doador é transplantado para o receptor. Este tipo de transplante ocorre por causa da particular qualidade do fígado de se regenerar, voltando ao tamanho normal em dois ou três meses. No caso da doação inter-vivos, é necessária uma autorização especial e diferente do caso de doador cadáver.
Não existe limite de idade para a doação de córneas. Para os demais órgãos, a idade e história médica são consideradas.
transplantes
O Sistema Nacional de Transplantes desde sua criação (1997) tem como
prioridade, evidenciar com transparência todas as suas ações no campo
da política de doação-transplante, visando primordialmente a confiabilidade
do Sistema e a assistência de qualidade ao cidadão brasileiro.
O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.


Share/Save/Bookmark

4 Pareceres:

Wander Veroni Maia disse...

Doação de órgão deveria ser uma obrigação moral para todos. Só de saber que vc pode dar a vida a alguém por meio dessa ação, já é algo engrandecedor. Parabéns pelo post.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Unknown disse...

eu acredito que a doação de orgãos é a melhor forma de salvar vidas.
mas o brasil é um país com muita maracutaia, eu não sinto confiança de doar meus orgãos, pois eu não tenho certeza que depois de tirar meu orgão os médicos não vão vender ele para o receptor.
existe muito pouco esclarecimento sobre o assunto,
talvez se tivesse mais notícias a respeito nas mídias diárias, seria mais fácil a gente decidir, doar ou não.

Unknown disse...

Eu apoio essa camapanha e acredito que Um único doador tem a possibilidade de salvar ou melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Quantas e quantas pessoas estão na fila esperando anciosamente por um orgão, esperando voltar a viver como uma pessoa que tem saúde,
isso também se torna um sonho! Eu gostei muito dessa nova campanha, vale a pena acessar o site http://www.doevida.com.br/ ele é bem interativo,
se possivél deixem um comentário para ajudar!

Boa semana para todos!

Anônimo disse...

Seu blog ta "dez"!!
Já to seguindo também, tá?
Vlw.

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO