Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 29 de agosto de 2009

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Hoje dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Pela Lei Federal 7.488 de 11 de junho de 1986 foi criada a Semana Nacional de Combate ao Fumo, que estabelece que seja lançada uma campanha de âmbito nacional, visando alertar a população, principalmente os adolescentes e adultos jovens sobre os males causados pelo fumo à saúde.
tabagismo
As leis antifumo estão cada vez mais rígidas e são mais um estímulo para que fumantes queiram abandonar o cigarro. No entanto, para muitos, é difícil deixar o hábito sem ajuda.
Mais de 36 milhões de brasileiros são fumantes, segundo informações o Ministério da Saúde. O número representa 18% da população e as consequências do hábito atingem também as pessoas que ficam expostas à fumaça do cigarro.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA – órgão do Ministério da Saúde responsável pela política de controle do câncer no País, o cigarro mata todo dia pelo menos sete pessoas não fumantes no Brasil. Conforme dados do INCA, o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o acidente vascular cerebral. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual.
A melhor maneira de evitar tudo isso é nem começar a fumar.


Share/Save/Bookmark

11 Pareceres:

Dra Leandra Carneiro disse...

É verdade! É melhor nem começar... Fumei dos meus 15 anos até os 34 anos, inclusive durante a gravidez da minha filha (menos, é claro, mas não consegui parar). Só parei quando ela estava com 2 anos e começou a pegar meu maço de cigarros, picar e comer o fumo! O.O
Foi o que me fez parar e Deus sabe o quanto foi difícil! Mas hj estou há 4 anos sem fumar, e nunca mais colocarei um cigarro na boca. Porque cigarro é como alcoolismo, basta evitar o primeiro gole...
=]

Internato Médico disse...

Boa materia... Sou um estudante do quinto ano de medicina. Estou no Internato, período de dois anos que antecede o término do curso. Vou tentar postar diariamente sobre minhas vivências. Manterei o anonimato, assim ficarei mais livre. Participe dos casos clínicos... http://internatomedico.blogspot.com
obs.: aberto a parcerias...

Macaco Pipi disse...

PAREM DE FUMAR IDIOTAS!
QUEREM MORRER DE CANCER MORRAM! MAS PAREM DE NOS INFECTAR COM ESSA MALDITA FUMAÇA!

Itamar (japa) disse...

ainda bem que em muitos estados estão sendo aprovados leis anti-fumo, aqui no PR ta maior guerra entre os deputados pior q muitos deles ainda defendem o diretio dos fumantes ficarem obrigando quem não fuma!!!

Animesubers disse...

Sou totalmente a favor da lei antifumo, des que nasci sou fumante no lado de minha mãe...pacivo é claro porque não sou loco de colocar essa droga em mim por escolha própria.

Seu blog ta bacana parabéns.

Espero uma visita sua se der um tempinho ^^

Um abraço

www.animesubers.com

Macaco Pipi disse...

VALE A PENA APOIAR!

Amgus M. Z. disse...

Sabe o que é legal? Os fumantes tão respeitando isso (grande maioria).
Com o tempo isso para de afetá-los, e muitos poderão se livrar deste vício maldito...

Sucesso.

---
http://zapazone.blogspot.com/

ThiagOrnelas disse...

Caramba, que legal.
Está aí, blog que vou seguir.
Sou louco por medicina,e um dia farei, só não faço ainda por incompetencia, momentanea-espero.

Parabéns

www.nos4.wordpress.com
www.alto--falante.blogspot.com

Veiga disse...

Povo burro esse que fuma... Tão vendo que faz mal, mas continuam. Eu apóio as campanhas.

Gostei muito do texto.

VOltarei mais vezes.

Dor de cabeça disse...

É bom lembrar o pessoal que o cigarro é um agravante de enxaqueca, se estiver associado a uso de anticoncepcional na mulher que tem enxaqueca com aura o risco para avc é 18 vezes maior!
Mais informações no http://cefaleias.com.br. Parabens pelo blog! Dr Mario Peres, médico neurologista

Gilberto disse...

Muito importante esta divulgação!
O fumo mata e esta questão não é brincadeira!

Parabéns pelo Blog!

http://cinemaevariedades.blogspot.com/

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO