Centenário da Doença de Chagas
Neste ano de 2009 comemora-se o centenário do descobrimento da Doença de Chagas.
Em 1909, Carlos Chagas comunicou ao mundo a descoberta de uma nova doença humana ocasionada pelo agente que ele mesmo havia descoberto no ano anterior – o protozoário que denominou de Trypanosoma cruzi em homenagem a Oswaldo Cruz - e o inseto transmissor, o triatomíneo, conhecido popularmente como barbeiro. Estas 3 descobertas de Carlos Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco na história da ciência e da saúde brasileiras.
Atualmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas estão infectadas pelo no Brasil; são aproximadamente 12 milhões de portadores da doença na América Latina. As formas mais importantes de transmissão da doença de Chagas ainda são as vetoriais, mas a transmissão transfusional e congênita também apresentam importância epidemiológica.
As indústrias farmacêuticas e os centros de pesquisa internacionais não dão muita importância a Doença de Chagas, por isso até hoje não existe vacina e só há os dois únicos fármacos utilizados para o seu tratamento.
A prevenção ainda é o melhor caminho para combater o avanço dessa doença que representa um desafio à saúde pública, principalmente nos países latino-americanos, onde questões ambientais e de infra-estrutura têm implicações profundas na saúde da população.
7 Pareceres:
Esses tipos de doença como a de chagas foi uma matéria escolar minha recente! ;) Muito interessante o blog, bem simples para se entender! beijos
aff, morro de medo dessas coisas.
pior que a tendencia é só aumentar o aparecimento de doenças.
Coitado do Chagas, fica doente e o povo ainda faz data comemorativa...
A data é em comemoração aos 100 anos da descoberta da doença e não da morte dele.
Carlos Chagas não foi infectado pelo T.cruzi e morreu em decorrência de um infarto.
Acho que não teria ninguém melhor para comentar sobre a gripe suina em meu blog que vocês...
rsrsrsrs
com a descoberta da doênça quanto tempo veio a cura?
O tratamento da Doença de Chagas começou a ser desenvolvido na década de 40 mas até hoje não há cura para a doença quando ela se torna crônica.Mesmo quando o tratamento é iniciado na fase aguda da doença ele não é 100% eficaz.
Postar um comentário