Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 22 de agosto de 2009

Centenário da Doença de Chagas

Neste ano de 2009 comemora-se o centenário do descobrimento da Doença de Chagas.
Em 1909, Carlos Chagas comunicou ao mundo a descoberta de uma nova doença humana ocasionada pelo agente que ele mesmo havia descoberto no ano anterior – o protozoário que denominou de Trypanosoma cruzi em homenagem a Oswaldo Cruz - e o inseto transmissor, o triatomíneo, conhecido popularmente como barbeiro. Estas 3 descobertas de Carlos Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco na história da ciência e da saúde brasileiras.
carlos chagas
Atualmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas estão infectadas pelo no Brasil; são aproximadamente 12 milhões de portadores da doença na América Latina. As formas mais importantes de transmissão da doença de Chagas ainda são as vetoriais, mas a transmissão transfusional e congênita também apresentam importância epidemiológica.
As indústrias farmacêuticas e os centros de pesquisa internacionais não dão muita importância a Doença de Chagas, por isso até hoje não existe vacina e só há os dois únicos fármacos utilizados para o seu tratamento.
A prevenção ainda é o melhor caminho para combater o avanço dessa doença que representa um desafio à saúde pública, principalmente nos países latino-americanos, onde questões ambientais e de infra-estrutura têm implicações profundas na saúde da população.
tripanossoma cruzi
barbeiro


Share/Save/Bookmark

7 Pareceres:

Marina J. Gonçalves disse...

Esses tipos de doença como a de chagas foi uma matéria escolar minha recente! ;) Muito interessante o blog, bem simples para se entender! beijos

maddie disse...

aff, morro de medo dessas coisas.
pior que a tendencia é só aumentar o aparecimento de doenças.

Anônimo disse...

Coitado do Chagas, fica doente e o povo ainda faz data comemorativa...

Carolina Rosa MD disse...

A data é em comemoração aos 100 anos da descoberta da doença e não da morte dele.
Carlos Chagas não foi infectado pelo T.cruzi e morreu em decorrência de um infarto.

Diego Janjão disse...

Acho que não teria ninguém melhor para comentar sobre a gripe suina em meu blog que vocês...


rsrsrsrs

KGeo disse...

com a descoberta da doênça quanto tempo veio a cura?

Carolina Rosa MD disse...

O tratamento da Doença de Chagas começou a ser desenvolvido na década de 40 mas até hoje não há cura para a doença quando ela se torna crônica.Mesmo quando o tratamento é iniciado na fase aguda da doença ele não é 100% eficaz.

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO