Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dia Nacional da Saúde

Hoje Dia 5 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde,que é comemorado este dia em homenagem ao Nascimento de Oswaldo Cruz.
Por isso farei uma breve descrição deste médico sanitarista que tanto contribuiu para a Saúde Pública Brasileira.
Oswaldo Gonçalves Cruz (São Luiz do Paraitinga, 5 de agosto de 1872 - Petrópolis, 11 de fevereiro de 1917)
200px-Oswcruz
Foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.
Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.

Biografia


Filho de cariocas, nasceu no interior de São Paulo. Aos 5 anos de idade acompanhou a família em seu retorno ao Rio de Janeiro. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887, formando-se em 1892. Em 1896, estagiou no Instituto Pasteur, em Paris, onde foi discípulo de Émile Roux, seu diretor na época. Voltou ao Brasil em 1899 e organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias brasileiras. Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada à época, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo.
Foi então criado o Instituto Soroterápico Federal (1900), cuja direção assumiu em 1902. Diretor-geral da Saúde Pública (1903), coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro. Organizou os batalhões de "mata-mosquitos", encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores. Convenceu o presidente Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou a rebelião de populares e da Escola Militar (1904) contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada, o que ficou conhecido como Revolta da Vacina.
Premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, realizado em Berlim (1907), deixou a Saúde Pública (1909).
Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em Belém do Pará e estudou as condições sanitárias do vale do rio Amazonas e da região onde seria construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis. Doente, faleceu um ano depois, não tendo completado o seu mandato.

Reconhecimento


Na cidade do Rio de Janeiro, uma estação de trem, uma avenida, um bairro e diversas escolas recebem o nome de Oswaldo Cruz, além do instituto fundado por ele em manguinhos.
Em 1909, o cientista Carlos Chagas descobriu o protozoário causador da tripanossomíase americana ( doença de Chagas ) ao qual deu o nome de Trypanosoma cruzi, em sua homenagem.
Um município do estado de São Paulo - SP recebeu seu nome.
Em 2001, Bruno Giordano fez o papel de Oswaldo Cruz em Sonhos Tropicais, de André Sturm.
Em 2003, Marcos Palmeira interpretou o sanitarista no curta metragem de Silvio Tendler Oswaldo Cruz - O Médico do Brasil.
Brasil_Billete_de_50000_Cruzeiros_(1985)_Oswaldo_Cruz_(anverso)O sanitarista teve a sua efígie cunhada na moeda de 400 Réis em 1936, e impressa nas notas de Cz$ 50,00 (cinqüenta cruzados), em 1986. A partir de 1989, essas notas passaram a valer cinqüenta centavos de cruzados novos.
Fonte:História da Medicina
Fundação Oswaldo Cruz
Wikipédia


Share/Save/Bookmark

5 Pareceres:

Vini e Carol disse...

Meu, que interessante!
Não sabia NADA sobre ele.
Agora entendo pq tantos lugares tem o nome dele.
Aqui em Santo André uma clínica famosa se chama Oswaldo Cruz.
Muito legal!

Beijos.

Deni disse...

hhhe bizarros...
o///

mediskina
achei q era medicina na eskina
apskpaskaosa.

legal aki
=]

Unknown disse...

vivendo e aprendendo huaaaaaa


t+

Astréia disse...

Belo reconhecimento! Não sabia que ele tinha descoberto o protozoário...

Parabéns pelo blog, tá show!

Paloma Peglow disse...

ele és umas das grandes importancias de nossos pais.. ;) pelo blog

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO