Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dia da Vacina BCG

O dia 1º de julho é o Dia da Vacina BCG.

vacina bcg

A vacina contra a tuberculose (BCG - Bacilo de Calmette-Guérin) é elaborada a partir de uma bactéria atenuada de origem bovina (Mycobacterium bovis), que é semelhante ao microorganismo causador da doença (Mycobacterium tuberculosis).

A vacina BCG tem por finalidade substituir a infecção natural, potencialmente patogênica, por uma primo-infecção artificial e inofensiva, ocasionada por bacilo não virulente, na esperança de que isto contribua para aumentar a resistência do indivíduo, em face de uma infecção ulterior pelo bacilo virulento,conferindo certo grau de proteção para a meningite tuberculosa e para as formas disseminadas da doença.

O fato de existir uma data comemorativa para a vacina demonstra a sua importância na história da humanidade. Essa vacina encerra inúmeras controvérsias desde que foi empregada pela primeira vez em humanos, em 1921, em uma maternidade de Paris, por iniciativa de Calmette, assim coroando a laboriosa experiência iniciada em 1901 por Nocard e Guérin.

A vacinação BCG chegou ao Brasil em 1927, após ter sido introduzida para aplicação em massa na França e em outros países.

No Brasil a BCG está no Calendário Básico de Vacinação e sua aplicação é feita por via intradérmica no primeiro mês de vida.


Share/Save/Bookmark

6 Pareceres:

Ana Gabriela disse...

Muito interessante seu blog! Vou dar uma passadinha aqui sempre que der! Valeu!

Anônimo disse...

Seu blog é muito bom meus parabéns!!

posso fazer uma pergunta? como você colocou aquele anuncio dos livros? (tamém tenho o adsense mas ainda estou aprendendo a usar)

abraços

Carolina Rosa MD disse...

Antonio Pimenta,o banner é do programa de afiliados do Submarino e só entrar no site deles e procurar por programa de afiliados.

Obrigada pelos elogios!!!

Anônimo disse...

Post bem informativo que segue a nossa linha editorial.
Parabéns pela boa prestação de serviço.

Visite a gente também:
http://menumulher.wordpress.com/2009/07/01/cistite-uma-das-infeccoes-mais-comuns-do-universo-feminino/

Mestre dos Pitacos disse...

mt bom o blog ja estou seguindo se puder fazer o mesmo ficarei grato o meu blog eh www.pitaconojogo.blogspot.com

Rafael disse...

Parabéns! Informativo saúde é tudo! :D

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO