Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Campanha Nacional para Prevenção da Hipertensão Arterial

As sociedades brasileiras de Hipertensão (SBH), de Cardiologia (SBC) e de Nefrologia (SBN) em parceria com o Ministério da Saúde iniciam nesta segunda-feira (26),  Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a campanha nacional "Prevenir a Hipertensão é Uma Escolha. Só Depende de Você".
imageA elevação da pressão arterial representa um fator de risco independente, linear  e contínuo para doença cardiovascular. A hipertensão arterial apresenta custos médicos e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações, tais como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais dizem sofrem de hipertensão. No total da população adulta, o percentual de pessoas que se declaram hipertensos é de 24,4%. A pesquisa, que foi realizada com 54 mil pessoas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal, mostra um crescimento da auto-declaração da doença em todas as faixas etárias em um comparativo entre 2006 e 2009.
A cidade do Rio de Janeiro foi a capital em que a pesquisa encontrou o maior percentual de pessoas que se declararam hipertensos (28%). Na sequência aparecem Recife (27,6%), São Paulo (26,5%) e Campo Grande (26,5%). O menor índice foi registrado na cidade de Palmas, com o registro de 14,9% de pessoas com a doença.
Fontes:
Ministério da Saúde
Federação Nacional dos Médicos
V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial

Leia também:10 Mandamentos para Prevenção e Controle da Pressão Alta


Share/Save/Bookmark

2 Pareceres:

Doutor Leonardo disse...

Concordo que a hipertensão alta seja um problema. Por isso mesmo, escrevi um artigo sobre como prevenir e controlar a hipertensão arterial.

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro!

O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Obrigado!

Ministério da Saúde

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO