Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 17 de maio de 2009

Epidemias que assolaram a Humanidade

vírus da gripe

Pandemia (do grego παν pan + δήμος demos todas as pessoas) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha em toda a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.
Ao longo da história diversas doenças infecciosas causaram pânico na população mundial e provocaram diversas mortes. Com a evolução médico-científica, diversos métodos diagnósticos e tratamentos eficazes, possibilitaram um reconhecimento rápido das doenças e desenvolvimento de novos fármacos e vacinas para barrar o avanço das doenças. Por outro lado a globalização possibilitou não só a troca de informações para agilizar a descoberta da cura das doenças, a livre circulação de pessoas pelo globo, facilitou a rápida disseminação dessas.
Peste Bubônica:1334-1348 - Pandemia que assolou a Europa durante o século XIV e dizimou aproximadamente um terço da população européia. Foi apelidada pelo povo de Peste Negra devido ao aparecimento de manchas negras pelo corpo, ocasionada pela inflamação dos gânglios linfáticos. A doença é causada pelo bacilo Yersinia pestis. A peste é uma zoonose (doença de animais transmissível ao homem) comum entre roedores como ratos, esquilos e marmotas e é transmitida por suas pulgas, da espécie Xenopsylla cheopis. Foi a maior e mais grave pandemia da história.
Varíola:Século XVIII,IX,XX - É uma doença infecto-contagiosa causada por um Orthopoxvirus. No Brasil, o episódio mais marcante aconteceu no Rio de Janeiro com a Revolta da Vacina,movimento popular que foi contra o chamado despotismo sanitário do governo, que desalojava os pobres de suas casas e aumentava a repressão policial. O cientista Oswaldo Cruz queria salvá-los, da varíola, mesmo à força, aplicando-lhes a vacina. Nesse triste mal-entendido, a doença fez milhares de vítimas. Classificada como uma das enfermidades mais devastadoras da história da humanidade, a varíola foi considerada erradicada pela Organização Mundial de Saúde(OMS) em 1980.
Gripe espanhola:1918 e 1919 - Ficou assim conhecida devido ao grande número de mortos na Espanha. A primeira pandemia do século XX surgiu no período de 1918 a 1919 e contaminou de 20% a 40% da população mundial e matou mais de 40 milhões de pessoas. Também conhecida como peste pneumônica, o primeiro caso foi notado nos Estados Unidos, no Kansas e em Nova Iorque. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas faleceram, matando até o Presidente da República da época, Rodrigues Alves, durante seu segundo mandato, em 1919. Tido como uma espécie ímpar da gripe, o vírus foi devastador devido à estimulação excessiva da resposta imunológica inata nos homens. Foi, segundo os historiadores, a pior pandemia do século. Recentemente, um estudo da Nature disse que vírus da influenza A H1N1, causador da doença, também é letal em primatas não humanos.
Tifo epidêmico – Também chamado de exantemático foi uma importante causa de epidemias antes da Segunda Guerra Mundial. É uma doença transmitida por piolhos da espécie Pediculus humanus corporis, parasitas comuns no corpo humano, e causado pela bactéria Rickettsia prowazekii.
Gripe asiática:1957-1958 - O vírus H2N2 fez suas primeiras vítimas na China, onde teve seu primeiro isolamento. Em dois meses, a doença se espalhou por Hong Kong, Singapura, Índia e todo o Oriente. Depois foi a vez de África, Europa e, por último, Estados Unidos, onde causou aproximadamente 70 mil mortes. Em dez meses, o vírus se espalhou por todo o mundo devido à popularização das viagens aéreas e à sua variação antigênica. O número de vítimas mortais chegou a dois milhões. A OMS diz que esta gripe pode ter contaminado até 80% da população mundial.
Gripe de Hong Kong: 1968-1969 - Coerente ao nome, a Gripe de Hong Kong surgiu no próprio país e é a última do século XX. A OMS diz que foi causada por uma “nova variação maior na hemaglutinina (que liga o vírus ao receptor da célula) do vírus Influenza A H3N2. Ao contrário da Gripe asiática, ela demorou a se disseminar para outros países. Quase meio ano depois dos casos na Ásia, o fenômeno chegou aos Estados Unidos, por exemplo.
Gripe aviária:1997 e 2004 - Causada pelo vírus Influenza A H5N1. O primeiro surto ocorreu em Hong Kong em 1997 e causou quatro mortes. O vírus já era conhecido, mas só nos casos de infecção em aves. Quando uma mutação genética tornou-o transmissível também aos seres humanos, o governo foi obrigado, para evitar tragédias maiores, a sacrificar 1,4 milhão de aves. O surto de 2005 de gripe aviária infectou pessoas no Vietnã,Tailândia,Indonésia e Camboja.
SARS:2002 - A SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome – Síndrome Respiratória Aguda Grave) foi a primeira pandemia do século XXI. Teve início na China e se espalhou para mais de 26 países nos cinco continentes. Mais de 8000 pessoas foram infectadas e cerca de 744 morreram. É uma infecção que acomete principalmente o trato respiratório, causada por um novo vírus, chamado SARS-CoV.
Gripe Suína(Gripe A H1N1):2009
Ainda existem epidemias de doenças que ainda não foram controladas e matam anualmente milhões de pessoas seja devido ainda não existir um tratamento ou vacina eficaz ou o mecanismo de transmissão que permite a fácil transmissão. São elas a Malária, a Febre Amarela, a AIDS e a Tuberculose, estas doenças estão aumentando principalmente no países em Desenvolvimento onde as condições de saúde pública ainda não são totalmente eficazes.


Share/Save/Bookmark

6 Pareceres:

Hércules Filho disse...

AHhhhhh.... Super interessante esse post!! Gostei mesmo, Carol! Eu sabia dessas pandemias, porém nao tinha nem idéia de conde começou e da sua repercussão!

Parabens! Beijao!

Hércules Filho do ProjetoHF

Anônimo disse...

...Ronaldo!

Anônimo disse...

Suck My Balls

Unknown disse...

Por favor sempre mantenham as pessoas informadas sobre a gripe A,que tanto tem assombrado o mundo...
meu email pra contato é hatila@netcetera.com.br
Sou formada em ciências biológicas

Anônimo disse...

bom de mais parabéns

Anônimo disse...

bom bom de mais pequei toda a inha pesquiza aque obg ...

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO