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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Por que os médicos devem cuidar da gestão de sua reputação online

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Vou explicar um pouco sobre por que os médicos devem se preocupar com a gestão da reputação online (ORM).

Enquanto o mundo online se torna mais penetrante, reputações são construídas e geridas cada vez mais na Internet. Gestão da Reputação Online é o processo de acompanhamento, endereçamento ou atenuantes (páginas de resultados nos motores de pesquisa) ou menções on-line e nas mídias sociais.

Os médicos são tão visíveis como qualquer pessoa na Internet e a visibilidade só vai aumentar. Historicamente, o médico compreendeu que ele / ela era uma figura de liderança na comunidade. Uma certa expectativa e responsabilidade é inerente à função. Enquanto os médicos não devem ser super-humanos, eles são modelos, queiramos ou não. Com a proliferação de informações na Internet, impulsionada fortemente por blogs e, mais recentemente a "mídia social", a reputação de um médico pode crescer ou despencar em um nano-segundo.

Algumas semanas atrás eu conversei com um grupo de médicos no Oregon. De antemão eu fiz uma pesquisa no Google de várias pessoas que estavam indo para a reunião e levei screen shots de primeira página do Google. Em todos os casos houve informação errada sobre o médico. Em vários casos, os erros foram significativos. Nessa mesma discussão, os médicos descreveram as dificuldades que eles passam por tentar corrigir má informação em sites como o Vitals, HealthGrades, Yelp, (no Brasil temos o Portal Consulte) etc. Um gerente de operações de um grande serviço compartilhou uma história que ocorreu meses antes em que um paciente escreveu uma análise contundente de um de seus médicos na Angie's List. Eles não pensavam muito nisso, até que perceberam que a revisão recebeu milhares de visitas em poucas semanas. Isso é um problema de gestão de reputação!

Mais e mais pacientes estão pesquisando médicos online. Colegas médicos estão fazendo o mesmo. A menos que esteja à beira da aposentadoria, você tem que prestar atenção. Isso afeta tanto médicos da atenção primária, quanto especialistas e cirurgiões. Enquanto os médicos empregados podem pensar que são imunes, não é verdade. Não só sua instituição ganha ou perde a reputação coletiva de seus médicos, mas você pode não estar sempre na mesma função. Ignorar a sua reputação online agora assemelha-se a jovens universitários que postam fotos de si mesmos envolvidos em todos os tipos de performance no Facebook, pensando que o mundo profissional está longe. É a sua reputação profissional. Você trabalhou duro para chegar onde está e você deve isso a si mesmo, gerir e proteger.

Antes de discutir ferramentas e técnicas para gerenciar a reputação de alguém, eu quero ter certeza de que tenham um entendimento comum da reputação e do que poderia se preocupar e por quê.

Para manter as coisas simples, vamos nos concentrar em apenas dois componentes principais que importam quando se trata da reputação de um médico: colegas e pacientes. Em cada caso e por coisas diferentes, com uma grande área de sobreposição vagamente classificada como competência. No final do dia, os colegas querem se associar com os pares competentes e colaborar no processo de tratamento com os colegas que irão corresponder às suas normas. Pacientes obviamente querem ser tratados e curados de forma mais eficaz possível... Isso não diminui o interesse por questões acessórias como o custo, a personalidade.... Mas no final do dia os resultados falam mais alto. No mundo off-line (que usamos para dizer 'mundo real'), uma reputação profissional foi construída através da combinação de uma série de coisas:

  • Resultados
  • Colaboração / Assistência
  • Boca-a-boca, com base na experiência das pessoas ou a percepção
  • Pesquisa / Publicações
  • Ensino
  • Falando
  • Participação comunitária, incluindo as contribuições de caridade
  • Atividades extracurriculares

Curiosamente, reputações são construídas da mesma maneira hoje. A diferença é a velocidade com que se propaga a informação e as distâncias que viaja. Resultados são talvez mais conhecidos hoje com a facilidade com que os dados são acessados e repassados. Há uma verdade agora facilmente entendida que, se um cliente tem uma boa experiência com um restaurante, ele conta para um amigo, mas se tiver uma má experiência, ele conta para 10. Não somente isto, essencialmente, são válidos para os médicos, mas o 1 ou o 10 aos trancos e barrancos chegam mais rápido do que na época pré-Internet. Além disso, os números vão de 1 e de 10 a 1.000 e 10.000, em alguns casos. Pensadores ainda são líderes do pensamento, só que hoje eles têm mais algumas ferramentas à sua disposição. Sua voz é ampliada através do poder da web. Mesmo vale para a colaboração, a pesquisa e assim por diante.

Para resumir, a sua reputação online é um negócio sério. Você deve isso a si mesmo e precisa de alguma atenção.

Tobin Arthur é CEO e fundador da iMedExchange e blogs em seu site auto-intitulado, Tobin Arthur .

No Brasil mais da metade dos brasileiros não tem acesso à internet, por isso, a busca por informações sobre médicos e a troca de informações entre os pacientes ainda são reduzidas mas estão aumentando rapidamente.

É cada vez maior o número de médicos presentes ativamente nas redes sociais e a preocupação com a reputação online deve ser constante.

Fonte: KevinMD


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