Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Nova pandemia de gripe após 41 anos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira que a gripe suína,agora denominada nova gripe A(H1N1) encontra-se em situação de pandemia,fato que não ocorre desde 1968.
A OMS aumentou o nível de alerta de pandemia que era de 5 para 6,sendo o nível máximo. Este fato reflete que a doença está se espalhando geograficamente, mas não necessariamente indica o quão perigosa é. A letalidade do vírus da nova gripe influenza A é de 0,5% .

Os 6 níveis de alerta de pandemia da OMS:

Nível 1


Nenhum vírus influenza animal circulando entre animais causou infecções em humanos.

Nível 2


Vírus influenza animal causou infecções em humanos e é por isso uma ameaça potencial de pandemia.

Nível 3


Vírus influenza animal ou humano-animal causa esporádicos casos em pessoas, mas sem transmissões humano-humano, exceto em circunstâncias específicas.

Nível 4


Transmissão entre humanos de um vírus influenza animal ou humano-animal capaz de causar um surto ao nível da comunidade. “A capacidade de causar surtos sustentáveis da doença numa comunidade marca uma alteração significativa no sentido ascendente sobre o risco de pandemia”.

Nível 5


O mesmo vírus que causou surto ao nível da comunidade registrado em dois ou mais países de uma região. “Enquanto que a maior parte dos países não serão afetados nesta fase, a declaração de Fase 5 representa um sinal forte de que uma pandemia pode estar iminente e que o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação das medidas de investigação previstas é curto”.

Nível 6


O vírus causa surtos sustentáveis ao nível da comunidade em mais do que uma região. “A designação desta fase indica que uma pandemia global está em curso”.

No momento, 27.737 casos já foram comunicados à OMS por parte de 74 países, com 141 mortes. Os Estados Unidos lideram a lista de países atingidos,com 13 mil casos; seguido pelo México - onde houve os primeiros casos -, com cerca de 6 mil; o Canadá, com mais de 2 mil; e a Austrália, que já superou mil casos. Os outros Estados com maior número de casos são Espanha, Japão, Reino Unido e Chile.

Mais informações sobre a gripe clique aqui!


Share/Save/Bookmark

3 Pareceres:

Marcus disse...

tudo que passa na midia vira pidemia, e a malaria que mata muito mais pessoas, ninguem fala!

Carolina Rosa MD disse...

Doenças típicas de países tropicais e subdesenvolvidos como a dengue,febre amarela,malária e leishmaniose quase nunca são noticiadas na imprensa internacional,pois são doenças endêmicas destes países, pouco afetando os países desenvolvidos.

Carolina Rosa MD disse...

O Laboratório Novartis anunciou que já está pronta para testes a vacina para a gripe A.

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO