Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de março de 2009

Dia Mundial do Rim

Hoje dia 12 de Março está sendo comemorado o Dia Mundial do Rim.É uma campanha de sensibilização da saúde global centrada na importância dos nossos rins e reduzindo a frequência e o impacto da doença renal e seus problemas de saúde em todo o mundo. A campanha é comemorada todos os anos na segunda quinta-feira de março, em mais de 100 países em 6 continentes.

O enfoque mundial em 2009 é "Mantenha a sua pressão bem controlada".


Em 2009 a campanha destaca a importância da hipertensão arterial como um dos principais sintomas e causas da doença renal crônica (DRC).

Todos os anos milhões morrem prematuramente de insuficiência renal ou ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais ligados à doença renal crônica (DRC).O Dia Mundial do Rim(DMR)incentiva todos a aprender mais sobre os seus rins e de se sensibilizar para o fato de que a doença renal é comum, prejudicial e tratável.

O foco da campanha deste ano é :
• Aumentar a conscientização sobre os nossos "incríveis rins" e salientar a importância do rastreio precoce e abrangente para as pessoas com risco de doença renal.
• Destacar que a pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doença renal crônica (DRC). Melhor controle da pressão arterial retarda a progressão da DRC, e torna menos provável que um paciente irá requerer diálise ou ter problemas de coração ou outras doenças cardiovasculares.
• Educar todos os profissionais médicos sobre o seu papel fundamental na detecção e reduzir o risco de DRC, especialmente em populações de alto risco.
• Salientamos a importância do papel das autoridades sanitárias no controle da epidemia de DRC. As autoridades sanitárias mundiais terão de lidar com altos e crescentes custos, caso não sejam tomadas medidas para tratar o número crescente de pessoas com DRC. No DMR, os governos são incentivados a agir e investir em novos rastreios para doenças renais.







Share/Save/Bookmark

1 Parecer:

Bel disse...

Parabéns por disponibilizar as datas das campanhas para a conscientização sobre as doenças e promoção da saúde.
Ótimo blog.

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO