Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 1 de março de 2010

Telemedicina no Rio de Janeiro

telemedicinaDe acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS – http://www.who.org), Telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações. 

Lentamente a telemedicina tem sido implantada no Brasil. Em Janeiro o piloto do projeto telemedicina carioca começou a funcionar, em Realengo. Os médicos dos PSF podem contactar — por meio de computador, internet e webcam — uma equipe que fica na Uerj, no Maracanã. O grupo, formado por cinco médicos da família que atendem de segunda à sexta das 13h às 17h, vai ganhar o reforço de profissionais com especialização.Este projeto visa agilizar o diagnóstico do paciente e confirmar se é necessário o encaminhamento a outra unidade.

Além de permitir ao médico da família discutir o caso do paciente com outros profissionais, a Telemedicina vai ser usada para avaliar se o tratamento deve ser feito no próprio posto ou em outra clínica.

Outro sistema que está sendo usada na clínica da família é o Telecardio. No próprio posto, onde não há cardiologista, um paciente pode realizar um eletrocardiograma e receber seu resultado. Após a realização do exame, o laudo é enviado pela internet para um especialista analisar no Hospital Miguel Couto.

Fonte: Jornal Extra




Share/Save/Bookmark

Dê seu Parecer

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO