Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

7 erros cometidos por profissionais de saúde nas mídias sociais

Se você é um profissional de saúde, provavelmente você sabe um pouco sobre mídias sociais e se sente compelido a usá-las algumas vezes e você pode realmente estar participando no Facebook / LinkedIn / Twitter / blog.image
Mas pode haver problemas reais no uso de mídias sociais no contexto da saúde. Se você está na prática privada ou trabalha para uma rede hospitalar de grande porte, erros de mídia social podem ser dispendiosos em termos de desvirtuar a sua especialidade, violar o sigilo do paciente, ou limitar o seu crescimento empresarial. Você comete os seguintes erros ao usar a mídia social?
1. Negação . A maioria dos profissionais de saúde desejaria que a mídia social não existisse. Eles vêem isso como confuso e uma distração. As questões sobre como, quando e por que meios de comunicação social são importantes e úteis causam indigestão e alguns simplesmente dizem não para as mídias sociais. O problema com isto é que a mídia social existe para milhões de pessoas (500 milhões no Facebook sozinho) e ignorar todos os meios de comunicação social é ignorar as necessidades de seus pacientes e uma vasta gama de novas oportunidades de desenvolvimento de negócios.
Se você está lendo isso, você provavelmente não é uma negação total, mas ler e se envolver são duas coisas muito diferentes. Mídias sociais estão aqui para ficar. Seus clientes e pacientes provavelmente as usam mais do que você pode imaginar.
2.Medo . Depois da negação, muitos profissionais de saúde passam à fase de aceitação relutante, mas não estão felizes com isso. Eles desconhecem a importância da mídia social ou como efetivamente alavancar-la para ajudar seus pacientes e melhorar sua pratica médica. Desconhecimento = mais ansiedade e medo que os profissionais de saúde têm sobre a mídia social. Mas o medo parece ridículo para algumas das pessoas mais educadas e inteligentes do planeta. Quero dizer, nós não nascemos para fazer uma cirurgia do coração ou do cérebro ou diagnosticar a esquizofrenia. Nós tivemos que aprender a fazer essas coisas ao longo do tempo. Assim também é nas mídias sociais. O céu não está caindo. Você pode aprender a fazer mídia social bem e eficazmente. Aprender é a sua praia.
Ele vai ter coragem de tentar algo novo e trabalhar nele até que nós vermos um retorno positivo. Vai ser um profissional de saúde corajoso e aprender, experimentar e crescer através da mídias sociais?
3. Preguiça . Estar presente nas mídias sociais também dá trabalho. Não é um trabalho de salvar vidas ou um trabalho de pesca de salmão do Alasca, mas requer uma reflexão, tempo e energia. Ouço muitos profissionais de saúde lamentam o fato de que "a mídia social é um trabalho duro", e, em seguida desabafar e falar sobre a injustiça da reforma dos cuidados de saúde, pacientes não valorizá-los, a pressão das empresas de seguros de saúde.
É importante lembrar que todos temos o mesmo número de horas em um dia. Alguém que passa uma hora escrevendo e falando sobre coisas negativas desperdiçou 60 minutos de sua vida. Outra pessoa que utiliza esse tempo para se conectar com as pessoas está fazendo um serviço e construindo seu futuro. Use seu tempo sabiamente, trabalhe para atingir metas positivas. Como você está usando seu tempo?
4. Narcisismo . Muitos profissionais de saúde vêem o Twitter como o lugar onde as pessoas falam sobre sua vida e o que eles comem no almoço. Um dos meus colegas tem esta como a sua assinatura de e-mail: "Siga-me no Twitter: Eu vou te dizer como me sinto." Ugh. Narcisista. Porquê? Primeiro, ele não entende, por outro, ao invés de tentar aprender mais e entender, ele ridiculariza-o e parece insensato. ( se você não entende uma tecnologia, é melhor não dizer nada, para não parecer estúpido na frente de colegas que entendem ... é só dizer.)
Apesar de como pode parecer, a mídia social não é sobre você . Ninguém que lê o seu mural ou tweets realmente se preocupa com o que você sente. Mídia social é sobre como fazer ligações, ajudando os outros com informações úteis, compartilhando idéias e construindo oportunidades de negócios. Se você não está em fazer as coisas do alto, por todos os meios evitar social mídia. Mas se você quiser tocar a vida e crescer profissionalmente, a mídia social é uma forma elegante para dar início ao processo.
5. Egoísmo . A mídia social é sobre a doação. Dando um grande conteúdo, informações, dicas que as pessoas podem usar para viver melhor e ter uma vida saudável. Compartilhamento de artigos e informações de outras fontes que você sabe que vão ajudar os seus leitores. Quanto mais você dá, mais pessoas irão segui-lo.
Mídia Social não é propaganda, nem é seu bebedouro pessoal. O uso egoísta dos meios de comunicação social inclui apenas a radiodifusão seus artigos e posts, usando o Twitter como um fluxo de propaganda ao invés de uma oportunidade para a conexão. Se o que você publica inclui apenas mensagens sobre o seu negócio e você, tome nota. O uso mais poderoso do Twitter é quando você usa o retweet (RT) e as @ respostas(replys). As pessoas que estão aproveitando ao máximo o Twitter dizem que eles retweetam e respondem 90% do tempo, apenas 10% dos seus tweets são sobre o seu próprio material. Partilhar, conversar, apresentar as pessoas umas às outras... Você vai adquirir muito mais experiência em mídia social.
6. Travessuras antiéticas . Você pode usar as mídias sociais de forma antiética. O problema é que a maioria dos profissionais de saúde não percebem quando estão sendo antiéticos online. Então, vamos tentar simplificar. Não é ético a violação da confidencialidade dos seus clientes online. Não faça, em hipótese alguma menção de experiências de seus clientes ou dados demográficos em seu espaço nas mídias sociais.
Alguns profissionais de saúde mental que tem perfis nas mídias sociais se compartam como: "Eu tenho uma conta no Twitter, mas se eu achar que você está me seguindo eu vou bloqueá-lo", ou "eu estou no Facebook, mas você não pode ser meu amigo, pois poderia ser uma violação da confidencialidade. "
À primeira vista, essas declarações parecem ok, até que você pense sobre o que o profissional está dizendo. Essencialmente, ele está dizendo "Eu tenho uma vida social media e você não pode participar.”  O problema é que a mídia social é de acesso livre e aberta. Quando você tem uma conta no Twitter aberta, implica dizer que quem quiser pode segui-lo. Caso contrário, você pode fazer uma conta privada. Então, enquanto você pode evitar que seus clientes chamem-no em casa ou saibam onde você mora, você realmente não pode dizer-lhes o que fazer nas mídias sociais se você tem as contas públicas. Bem, você pode tentar dizer-lhes o que fazer, mas que impacto tem o seu relacionamento e como você pode aplicá-lo?
A atração dos meios de comunicação social é que coloca todos em um campo de jogo igual. Não há qualquer custo de entrada. Se eu quiser acompanhar Lance Armstrong, o presidente Barack Obama, ou o músico John Mayer, eu posso. Quando tentamos dizer aos nossos clientes o que fazer no espaço da mídia social que estão abusando de nosso poder. Se você não está confortável com esta abertura , privatize suas contas ou simplesmente não participe.
7. Falta de imaginação . Este pode ser o pior pecado de todos. Eu percebi ao longo dos poucos meses atrás o quão poderosa a mídia social pode ser na influência de idéias das pessoas, na mudança de comportamento e educação dos grandes grupos de pessoas. Nós profissionais de saúde somos tão presos nos primeiros 6 pecados desta lista que não consideramos todas as possibilidades positivas. Nós paramos em usos simples, colocamos barreiras, esperamos por alguém mais autorizado do que nós para nos dar a permissão e, essencialmente, nós e nossos  clientes paramos de crescer. É frustrante.
Susan Giurleo é uma psicóloga que tem um blog - BizSaavy Therapist.
Fonte:Kevin MD.com


Share/Save/Bookmark

1 Parecer:

Anunciação disse...

Eu encaminharia esse post a alguns colegas,se tivessem emeio,ou se não tivessem relutância e o dessem a conhecer,hehe.Pra mim foi ótimo,deu pra me autoanalisar e ver que ando meio capenga nesses quesitos mas,por outro lado verifiquei que,em alguns pontos estou um pouquinho à frente de muitos companheiros.Hoje mesmo perguntei no twitter se não existia algum médico do meu Estado no twitter.

Postar um comentário

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO