Epidemias que assolaram a Humanidade
Pandemia (do grego παν pan + δήμος demos todas as pessoas) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha em toda a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.Ao longo da história diversas doenças infecciosas causaram pânico na população mundial e provocaram diversas mortes. Com a evolução médico-científica, diversos métodos diagnósticos e tratamentos eficazes, possibilitaram um reconhecimento rápido das doenças e desenvolvimento de novos fármacos e vacinas para barrar o avanço das doenças. Por outro lado a globalização possibilitou não só a troca de informações para agilizar a descoberta da cura das doenças, a livre circulação de pessoas pelo globo, facilitou a rápida disseminação dessas.
Peste Bubônica:1334-1348 - Pandemia que assolou a Europa durante o século XIV e dizimou aproximadamente um terço da população européia. Foi apelidada pelo povo de Peste Negra devido ao aparecimento de manchas negras pelo corpo, ocasionada pela inflamação dos gânglios linfáticos. A doença é causada pelo bacilo Yersinia pestis. A peste é uma zoonose (doença de animais transmissível ao homem) comum entre roedores como ratos, esquilos e marmotas e é transmitida por suas pulgas, da espécie Xenopsylla cheopis. Foi a maior e mais grave pandemia da história.
Varíola:Século XVIII,IX,XX - É uma doença infecto-contagiosa causada por um Orthopoxvirus. No Brasil, o episódio mais marcante aconteceu no Rio de Janeiro com a Revolta da Vacina,movimento popular que foi contra o chamado despotismo sanitário do governo, que desalojava os pobres de suas casas e aumentava a repressão policial. O cientista Oswaldo Cruz queria salvá-los, da varíola, mesmo à força, aplicando-lhes a vacina. Nesse triste mal-entendido, a doença fez milhares de vítimas. Classificada como uma das enfermidades mais devastadoras da história da humanidade, a varíola foi considerada erradicada pela Organização Mundial de Saúde(OMS) em 1980.
Gripe espanhola:1918 e 1919 - Ficou assim conhecida devido ao grande número de mortos na Espanha. A primeira pandemia do século XX surgiu no período de 1918 a 1919 e contaminou de 20% a 40% da população mundial e matou mais de 40 milhões de pessoas. Também conhecida como peste pneumônica, o primeiro caso foi notado nos Estados Unidos, no Kansas e em Nova Iorque. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas faleceram, matando até o Presidente da República da época, Rodrigues Alves, durante seu segundo mandato, em 1919. Tido como uma espécie ímpar da gripe, o vírus foi devastador devido à estimulação excessiva da resposta imunológica inata nos homens. Foi, segundo os historiadores, a pior pandemia do século. Recentemente, um estudo da Nature disse que vírus da influenza A H1N1, causador da doença, também é letal em primatas não humanos.
Tifo epidêmico – Também chamado de exantemático foi uma importante causa de epidemias antes da Segunda Guerra Mundial. É uma doença transmitida por piolhos da espécie Pediculus humanus corporis, parasitas comuns no corpo humano, e causado pela bactéria Rickettsia prowazekii.
Gripe asiática:1957-1958 - O vírus H2N2 fez suas primeiras vítimas na China, onde teve seu primeiro isolamento. Em dois meses, a doença se espalhou por Hong Kong, Singapura, Índia e todo o Oriente. Depois foi a vez de África, Europa e, por último, Estados Unidos, onde causou aproximadamente 70 mil mortes. Em dez meses, o vírus se espalhou por todo o mundo devido à popularização das viagens aéreas e à sua variação antigênica. O número de vítimas mortais chegou a dois milhões. A OMS diz que esta gripe pode ter contaminado até 80% da população mundial.
Gripe de Hong Kong: 1968-1969 - Coerente ao nome, a Gripe de Hong Kong surgiu no próprio país e é a última do século XX. A OMS diz que foi causada por uma “nova variação maior na hemaglutinina (que liga o vírus ao receptor da célula) do vírus Influenza A H3N2. Ao contrário da Gripe asiática, ela demorou a se disseminar para outros países. Quase meio ano depois dos casos na Ásia, o fenômeno chegou aos Estados Unidos, por exemplo.
Gripe aviária:1997 e 2004 - Causada pelo vírus Influenza A H5N1. O primeiro surto ocorreu em Hong Kong em 1997 e causou quatro mortes. O vírus já era conhecido, mas só nos casos de infecção em aves. Quando uma mutação genética tornou-o transmissível também aos seres humanos, o governo foi obrigado, para evitar tragédias maiores, a sacrificar 1,4 milhão de aves. O surto de 2005 de gripe aviária infectou pessoas no Vietnã,Tailândia,Indonésia e Camboja.
SARS:2002 - A SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome – Síndrome Respiratória Aguda Grave) foi a primeira pandemia do século XXI. Teve início na China e se espalhou para mais de 26 países nos cinco continentes. Mais de 8000 pessoas foram infectadas e cerca de 744 morreram. É uma infecção que acomete principalmente o trato respiratório, causada por um novo vírus, chamado SARS-CoV.
Gripe Suína(Gripe A H1N1):2009
Ainda existem epidemias de doenças que ainda não foram controladas e matam anualmente milhões de pessoas seja devido ainda não existir um tratamento ou vacina eficaz ou o mecanismo de transmissão que permite a fácil transmissão. São elas a Malária, a Febre Amarela, a AIDS e a Tuberculose, estas doenças estão aumentando principalmente no países em Desenvolvimento onde as condições de saúde pública ainda não são totalmente eficazes.
AHhhhhh.... Super interessante esse post!! Gostei mesmo, Carol! Eu sabia dessas pandemias, porém nao tinha nem idéia de conde começou e da sua repercussão!
Parabens! Beijao!
Hércules Filho do ProjetoHF
...Ronaldo!
Suck My Balls
Por favor sempre mantenham as pessoas informadas sobre a gripe A,que tanto tem assombrado o mundo...
meu email pra contato é hatila@netcetera.com.br
Sou formada em ciências biológicas
bom de mais parabéns
bom bom de mais pequei toda a inha pesquiza aque obg ...
Postar um comentário