Seja bem-vindo. Hoje é Quarta-feira, 02 de abril de 2025

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe suína:Informações sobre o vírus Influenza

Com o aumento do número de casos da gripe suína, já são 73 casos confirmados até o momento, o surto já atinge 4 países, México, EUA, Canadá e Espanha.
A Organização Mundial de Saúde já elevou o nível de alerta de pandemia para 4 para o nível máximo,de uma escala crescente que vai até 6.O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930.
Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. Os vírus são classificados de acordo com as proteínas de superfície mais significativas que são a hemaglutinina(H) e a neuraminidase(N). No momento, há quatro classes principais de Influenza do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.
Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
Esses vírus normalmente não infectam humanos,sendo transmitidos na maioria das vezes quando há contato de humanos com porcos,mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto.
A transmissão está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, contato direto (por meio de espirros e tosse) com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados.
De acordo com a OMS e o CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) os vírus não são transmitidos pela comida, ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Célsius, eles são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.
Os sintomas são parecidos aos de uma gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite, letargia, dor de garganta, dispnéia e tosse.
Algumas pessoas com gripe suína também apresentaram cefaléia, coriza, garganta seca, náusea, diarréia, artralgia e mialgia. O período de incubação pode ser de 3 dias a 7 dias, sendo que o período de transmissibilidade começa um dia antes dos sintomas e perdura por mais sete a dez dias.
As crianças (menores de 12 anos de idade) infectadas podem eliminar o vírus da influenza desde um dia antes até14 dias após o início dos sintomas.
Investiga-se se essa nova variante teria um maior poder de ataque aos pulmões. Entretanto, de forma geral, a doença de duração de 2 a 3 dias e a principal complicação é a pneumonia, seja viral, bacteriana ou combinando os dois componentes.
A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões ainda desconhecidas. Também pode piorar infecções por bactérias.
A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos, mas potencialmente qualquer pessoa está sujeita a contrair a gripe suína, uma vez que o vírus já está circulando pelo território nacional, há indivíduos que se encaixam nos chamados grupos de risco e que são, portanto, mais suscetíveis a terem complicações decorrentes do contágio pelo vírus influenza A (H1N1), são eles:

Continue lendo >>

Share/Save/Bookmark

domingo, 26 de abril de 2009

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Hoje, Dia 26 de Abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

10 Mandamentos para Prevenção e Controle da Pressão Alta

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
2. Pratique atividades físicas todos os dias;
3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras, verduras e legumes;
5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
6. Abandone o cigarro;
7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;
8. Siga as orientações do seu médico ou profissional de saúde;
9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
10. Ame e seja Amado.


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 21 de abril de 2009

Plantão Médico (ER) Brasileiro

Estreou Terça-feira passada dia 14 de Abril às 22:30hs na Band, o programa E24.

Os episódios mostram a rotina de uma emergência de alguns hospitais paulistanos.
O estilo é parecido com o programa Sala de Emergência da Discovery Channel,onde não há atores e todos os casos são reais.Estes programas são o equivalente do seriado hospitalar E.R. no mundo dos documentários. Todas as imagens são flagrantes reais do atendimento em prontos-socorros.

Este programa já foi exibido na Itália,Espanha,Chile e Argentina.
O E24 chega ao Brasil numa parceria da Band com a Cuatro Cabezas, mesma produtora do CQC.

Chamada do Programa

Assistam e deixem suas opiniões aqui no blog.


Horário: Terça-feira 22:30hs na Band
Reprise: Domingo 20:00hs


Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vídeos de Medicina

Hoje vou dar uma dica de blog.
O Blog MedicoTube contém downloads gratuitos de vídeos de clínica cirúrgica, endoscopia e softwares relacionados com a maioria das áreas da Medicina.
Para visitá-lo é só clicar na imagem!



*Blog em inglês


Share/Save/Bookmark

sábado, 18 de abril de 2009

Virtual Open Heart Surgery - Jogo do Cirugião II

Dica de Jogo!

O Virtual Open Heart Surgery  é um jogo você pode escolher ser um interno, cirurgião geral ou cirurgião cariovascular e realizar uma cirurgia cardíaca!
É possivel treinar vários procedimentos realizados durante uma cirurgia cardíaca aberta como, pericardiocentese.
O procedimeto é representado em 13 passos que terminam com a recuperação do paciente.
Infelizmente é em inglês e o jogo acaba rapidinho,mas vale a pena.


Share/Save/Bookmark

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Trombose Venosa Profunda causada por Fruta

Mais um caso clínico digno de [H]ouse

Em Novembro passado uma mulher americana de 42 anos quase teve a perna amputada pelo consumo excessivo de toranja(grapefruit),um parente próximo da laranja.
Isto ocorreu em Olympia,estado de Washington,onde a mulher não identificada,deu entrada no pronto-socorro do Providence St. Peter Hospital com queixa de dispnéia,dor ao deambular e dores lombares.
Ela tinha acabado de viajar de carro por uma hora e meia e segundo os médicos que a examinaram era obesa (imobilização prolongada e obesidade - 2 fatores de risco para TVP).Relatava uma dor que iniciava na raiz da coxa esquerda e irradiava para a perna e que posteriormente evoluiu com cianose da região.
Após exames complementares específicos foi constatado um quadro de trombose venosa na perna esquerda.O problema corria o sério risco de levar a uma gangrena venosa, o que fatalmente teria obrigado os cirurgiões a fazer a amputação do membro.
Um teste genético mostrou que ela tinha uma mutação que também aumentava o risco de trombos. Mas a descoberta mais surpreendente veio do histórico da paciente. Ela havia iniciado, três dias atrás, uma dieta agressiva, que previa o consumo de 225 gramas diárias de toranja no café-da-manhã.
A toranja possui uma substância que encoraja a produção, no organismo, de etinil-estradiol, que por sua vez também propicia a formação de trombos.
Para Lucinda Grande e Raul Mendez, os médicos que acompanhavam a paciente,essa pode ter sido a gota d'água.
"Nossa paciente tinha uma constelação de potenciais fatores de risco para trombose venosa", afirmam os médicos, em seu relatório de caso, publicado na prestigiosa revista médica "The Lancet". "O estado hipercoagulador ampliado, por conta do aumento da concentração de etinil-estradiol por conta de seus três dias de toranjas para café-da-manhã pode muito bem ter perturbado o equilíbrio."

Será que depois disso tudo a mulher ainda fará a dieta das toranjas?!


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 15 de abril de 2009

PBL (Problem Based Learning)

O modelo pedagógico tradicional seguido pela maioria das faculdades de Medicina é baseado na organização do curso em disciplinas e dividido em ciclo básico e ciclo clínico.Neste modelo é dado ênfase na transmissão oral do conhecimento pelo professor para os alunos,através de aulas.
Entretanto um outro método de ensino tem sido aplicado em algumas escolas médicas pelo Brasil, o PBL(Problem Based Learning ).Este método ainda é desconhecido por uma parcela dos estudantes,por isso, hoje vou postar algumas considerações sobre ele.

Problem Based Learning - Dados Gerais

O que é:
O método PBL (Problem Based Learning - Aprendizado Baseado em Problemas) é uma estratégia pedagógico/didática centrada no aluno. Tem sido aplicada em algumas escolas médicas nos últimos 30 anos e trata-se de um método de eficiência comprovada por inúmeras pesquisas no campo da psicopedagogia e da avaliação de desempenho dos profissionais formados por esse método. Não se trata portanto, de método experimental.

Continue lendo >>

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Médicos descobrem árvore crescendo em pulmão de paciente

Médicos descobrem árvore crescendo em pulmão de paciente
Russo reclamava de dor no peito e tosse; médicos suspeitaram de câncer.
Em cirurgia, foi encontrada planta de cerca de 5 cm em órgão de paciente.

Cirurgiões na Rússia acreditavam que iriam retirar um tumor do pulmão de um paciente de 28 anos. No entanto, eles encontraram uma planta - de cerca de 5 centímetros - crescendo no interior do órgão do paciente.
O incidente ocorreu na região dos Urais, segundo o diário "Komsomolskaya Pravda". Artyom Sidorkin reclamava de dor no peito e relatava aos médicos que tossia sangue.
"Quando me disseram que haviam encontrado uma árvore no meu pulmão, pisquei e acreditei que estava delirando", conta Sidorkin.
Os médicos acreditam que Sidorkin tenha inalado uma semente de um abeto - uma árvore conífera comum na América do Norte, Ásia e Europa -, que depois começou a brotar em seu pulmão.

Fonte: g1

Para uma semente germinar é necessário água,oxigênio,calor e, para algumas espécies, luz.

[H]ouse adoraria um caso destes!


Share/Save/Bookmark

Paródia de Grey's Anatomy,[H]ouse e ER

Para todos que gostam das sérias médicas Gre's Anatomy,[H]ouse e ER,esta é uma paródia a estas 3 séries.
Enjoy


Share/Save/Bookmark

sábado, 11 de abril de 2009

Teste a paciência do seu médico!

1.. Comece a consulta reclamando da demora, mesmo que tenha sido atendido rapidamente. Depois, diga ao médico que ele é o terceiro que você procura pelo mesmo motivo, e que você só quer mais uma opinião, pois não confia muito em médico. Diga também aquela frase clássica: 'Cada médico fala uma coisa!';

2.. Nunca responda diretamente às perguntas. Caso ele pergunte se você teve febre, diga que teve tosse. Conte tudo detalhadamente, começando, se possível, desde quando você ainda era criança...

3.. Leve sempre 3 crianças com você (nem precisa ser seus filhos):especialmente aquelas que mexem em tudo, sobem nos móveis e ficam fazendo perguntas no meio da consulta. Combine, previamente, com uma delas, para quebrar o termômetro do médico;

4.. Peça receita de um medicamento controlado. Diga que não é para você, mas para uma vizinha muito amiga sua. Não esqueça de dizer que ela toma esses remédios há anos e que não fica sem eles, e que você quer retribuir um favor dela;

5.. Quando o médico perguntar que remédio você está tomando, diga que não se lembra do nome, mas 'que é um comprimido branco' e que você está pensando em parar porque não está funcionando e está 'atacando' o estômago como, aliás, todos os comprimidos que você toma. Aproveite para pedir uma injeção;

6.. Quando o médico estiver se despedindo de você, na sala de espera,diga bem alto, para os outros ouvirem também: 'Vamos ver se agora o senhor acerta!';

7.. No retorno da consulta, inicie com: 'Estou pior que antes'.Aproveite para incluir, no relato, novas queixas. Diga que você passou por um farmacêutico, muito antigo e muito conceituado no bairro que a sua tia mora, e ele resolveu trocar os remédios;

8.. Insista para que o médico tente descobrir a causa daquela cólica que você teve há seis meses, e que desapareceu misteriosamente.Insista em contar os sintomas com riqueza de detalhes;

9.. Traga os exames solicitados por médicos de outras especialidades.Se ele for clínico geral, consiga um eletroencefalograma para ele dar laudo. Pergunte se ele faria o favor de ver a mamografia da sua vizinha (outra);

10.. Descubra onde seu médico dá plantão à noite, e só passe a procurá-lo lá. Dê preferência a hospitais públicos, onde ele não ganha por ficha de paciente;

11.. No final da consulta, pergunte se ele não faria o favor de dar um testado, pois você não 'teve condições de trabalhar hoje', ou, então,diga que você tinha que resolver uns probleminhas e não deu para ir trabalhar;

12.. Finalmente, complete a irritação dele, mandando- lhe este e-mail,e a seus colegas!


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 7 de abril de 2009

Dia Mundial da Saúde

Hoje Dia 7 de Abril é o Dia Mundial da Saúde.
E é comemorado neste dia para comemorar a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este ano o tema é "Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência”.




Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dia Mundial da Atividade Física

Hoje dia 6 de Abril é o Dia Mundial da Atividade Física.


Sabe-se que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Pensando nisso, a Organização Mundial de Saúde instituiu esta data para a prevenção do sedentarismo, com incentivos à prática de atividades físicas em locais públicos.
De acordo com a OMS, 30 minutos de atividades físicas, 5 dias por semana são suficientes para prevenir diversas doenças.


Share/Save/Bookmark

domingo, 5 de abril de 2009

Médico por Vocação

Enquanto a Medicina está cada vez mais banalizada, são exemplos como este que me fazem ter certeza da profissão que eu escolhi e de como eu devo conduzi-la. As dificuldades são muitas, falta de estrutura, politicagem, má remuneração, mas ,deve-se buscar a satisfação pessoal antes de qualquer outra coisa.

20090330151613_3027_large Foto:Manoel Marques

O médico da pobreza

Aziz Miguel Filho é um médico que paga para trabalhar. Para cuidar da saúde dos 1.800 moradores de Barra do Ribeira, em São Paulo, ele gasta R$ 2 mil por mês com aluguel, gasolina e remédios para seus pacientes.
Ricardo Kotscho


Passa um pouco das duas horas da tarde nesta primeira terça-feira de Março, um dos dias mais quentes do ano, quando finalmente encontramos nosso personagem chegando a Barra do Ribeira. Estamos numa das portas de entrada da Estação Ecológica Juréia-Itatins, a maior reserva de Mata Atlântica do Brasil, com quase 80 mil hectares, um santuário da vida marinha declarado Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, que se espalha por cinco municípios do litoral sul paulista. Barra do Ribeira é um bucólico distrito de Iguape, município de 30 mil habitantes e 1.980 quilômetros quadrados, o maior do Estado em área.
O combinado era meio-dia, mas como aqui não pega celular, não dava para falar com ele e saber o que estava acontecendo.

O popular Doutor Aziz, como todos o conhecem por aqui, já desce do carro fazendo festa para todo mundo que encontra pela frente, perguntando pelos doentes da família. Até os cachorros chegam correndo ao avistar esta improvável figura de médico, sem nenhuma preocupação com o figurino, com suas roupas e modos de eterno estudante.

Continue lendo >>

Share/Save/Bookmark

sábado, 4 de abril de 2009

Dia Nacional do Parkinsoniano

Hoje dia 4 de Abril é o Dia Nacional do Parkinsoniano.


A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso que apresenta várias características particulares: tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.


Share/Save/Bookmark

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Comissão rejeita projeto sobre exame de proficiência dos médicos

Comissão rejeita projeto sobre exame de proficiência dos médicos

O PLS 102/2006, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que "altera as Leis nºs 3.268, de 1957, e 4.324, de 1964, para dispor sobre o exame de proficiência dos médicos e dos cirurgiões-dentistas" foi rejeitado pelo senador Papaléo Paes (PSDB/AP). Ele é relator do projeto dentro da Comissão de Educação.
De acordo com o documento, os argumentos utilizados para rejeitar a proposta foram os seguintes:
• após anos de estudo − no caso da medicina, seis anos só para a graduação −, que em geral acarretam sacrifícios e vultosos dispêndios feitos pelas famílias, os graduados poderão ser penalizados pela impossibilidade de exercerem a profissão, em muitos casos, não por responsabilidade deles e, sim, devido à deficiência do ensino que receberam; ressalte-se que, ao contrário dos bacharéis em direito, que têm uma ampla gama de possibilidades profissionais fora do exercício da advocacia, são poucas as áreas onde médicos e odontólogos podem utilizar seus conhecimentos e habilidades;
• a melhoria da qualidade da formação profissional é atribuição da área da Educação e qualquer medida avaliativa precisa ser implementada durante o próprio período de formação dos profissionais;
• dificilmente essa melhoria pode ser obtida por meio de uma imposição legal, ou seja, pela elaboração de um projeto de lei, pois ela depende de empenho e engajamento de todos os segmentos da sociedade brasileira;O projeto segue agora para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais.
Fonte : Imprensa AMB

Concordo plenamente com os argumentos para a rejeição do projeto de lei.
A seleção dos médicos ruins ou bons deve ser feita na faculdade...

Ah e não é piada de 1º de Abril.


Share/Save/Bookmark

©2008-2011 Mediskina: Aqui a gente brinca mas ensina Medicina | by Carolina Rosa

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO